top of page
IMG_4204.jpeg
1.jpg
1.jpg

Obras Biográficas

           Esta página conta a história da trajetória de superação de Marcos Anthony, através das cores de pinceladas. Contar história, brevemente, será um grande desafio. Graças ao imenso amor e cuidado dos seus pais, ele recebeu os melhores tratamentos médicos, educação de qualidade, que permitiu que ele superasse sua limitação e se transformasse em um filho amoroso e grande artista, que hoje conhecemos. As obras de Marcos Anthony têm vida própria, as cores são fortes e vibrantes, elas contam muitas histórias! Marcos Anthony, vem expondo em grandes museus, dentro e fora do Brasil.  Próximas exposições acontecerão em breve: Museu Nacional da República - Brasilia/DF, dia 05/12/2024 a 28/02/2025 e Museu das Minas e do Metal - Belo Horizonte/MG em 2025.

"Onde tudo começou..."

Técnica: óleo sobre tela

Dimensão: 0,35 x 0,25m

Ano: 1983

Primeira obra

Onde tudo começou, há mais de 40 anos, em 1983. A primeira de muitas que emocionarão o mundo, através das cores das minhas pinceladas. Este foi o marco da história de Marcos Anthony, foi a partir daí, que deu o início e dimensão às grandes obras, pintadas por mim. Mamãe e papai me perguntaram se eu queria entrar na aula de pintura. Quando eles terminaram de falar, eu já queria começar, mas era necessário comprar os materiais, imaginem a minha ansiedade!  Tínhamos que pedir para a Tia Léscia comprar em Belo horizonte, pois em Timóteo, naquela época, ainda não existia. Tive que esperar pacientemente. No primeiro dia de aula com o professor Josias Moreira, meus olhos brilhavam, mal podia esperar o professor me ensinar, já ia logo pintando. Iniciei pintando as flores, era para ter começado a pintura pelos fundos e depois as flores (pela obra percebe-se pinceladas marcantes que contornam as flores, folhas e caules). Era como se eu tivesse faminto para aprender tudo de uma vez, saí "atropelando" passo a passo da pintura, porque o desejo de pintar, naquele momento, era maior que a certeza de que precisava aprender primeiro as técnicas, e depois dar asas à minha imensa imaginação!

Arlequim

Técnica: óleo sobre tela

Dimensão: 1,20 X 1,20m

Ano: 2023

Alerquim

A deficiência auditiva foi descoberta aos 22 meses de vida. Meus pais me levaram para São Paulo, onde tive as melhores orientações e tratamentos para o desenvolvimento da minha fala. Colocaram-me, sozinho, dentro de uma cabine, onde só via vários furos (caracterizados pelas bolinhas coloridas ao redor da obra) nas paredes de Eucatex, e através desse exame, audiometria, fui diagnosticado como portador profunda neurossensorial bilateral. Naquela época, foi uma grande surpresa para os meus pais. Embora entristecidos por imaginar toda a trajetória, com as limitações que eu teria que enfrentar. Mas o amor sempre falou mais alto do que o silêncio que me foi condicionado. Tenho lembranças dos melhores presentes da infância, entre eles, o que mais me marcou, foi uma marionete (nomeado de Arlequim), que mamãe comprou. Quando voltei para casa, em Timóteo, mamãe fez uma grande e bela festa, comemorando meus dois anos de vida e minha nova fase com o meu primeiro aparelho auditivo. O tema da festa, por ser em junho, foi "Festa Junina".

Dr. Marquinhos

Técnica: óleo sobre tela

Dimensão: 1,20 X 1,20m

Ano: 2023

Dr. Marquinhos

Mamãe contava que na gravidez inteira, todos os dias, quando papai chegava do hospital (era médico), ele alisava a barriga da minha mãe e conversava comigo me chamando de "Marquinhos". Mamãe não tinha feito ultrassom, mas o meu pai tinha certeza que era um menino. Papai vivia falando nos corredores do hospital, que em breve o filho dele, "Marquinhos" iria nascer. Quando a bolsa da mamãe rompeu, estava com a minha avó materna, Sebastiana, e as duas foram para o hospital a pé. Papai estava trabalhando no hospital em outra cidade vizinha, Coronel Fabriciano. Ao chegar em casa, não encontrou ninguém. Papai foi direto para o hospital. Chegando lá, todos os funcionários, vieram saudá-lo em coro: "Marquinhos nasceu"! Aos sábados, com menos de 4 anos de idade, papai me levava para acompanhá-lo no trabalho, talvez com o desejo de que eu, no futuro, seguisse a carreira de Medicina. Minha mãe mandou fazer o mesmo modelo de jaleco do meu pai e comprou também uma calça branca pra ficar igual ao "Dr. Tadeu". Quando chegávamos no hospital de mãos dadas, todos nos cumprimentavam "boa noite Dr. Tadeu, boa noite Dr. Marquinhos". Eu me sentia um "doutorzinho" de verdade, ficava todo feliz ao lado de papai, que sempre foi um homem muito amado naquela cidade!

Arte, Estrela do Silêncio

Técnica: óleo sobre tela 

Dimensão: 2,65 X 3,0m

Ano: 2023

Estrela do Silêncio

Nasci na capital do Inox - Timóteo–MG. Era um dia muito frio... Mamãe dizia (estou no colo dela), que eu nasci no momento mais lindo, ao pôr-do-sol! Meus pais sempre amaram a natureza, nos ensinando a valorizá-la. Meu pai era apaixonado por canários da terra e criava em gaiolas. Aproximadamente, no ano de 1999, ele criou um projeto "Liberdade", envolvendo os timotenses, incentivando-os a libertar os canários. Hoje, a cidade está colorida de "amarelinhos". No final da tarde, é comum eles passearem pelo centro da cidade, onde são alimentados e observados, hodiernamente. Aos 18 anos, fui para capital de Minas Gerais - Belo Horizonte, onde fui consagrado o primeiro Arquiteto com deficiência auditiva do Estado. Posteriormente, fui premiado em  2º lugar no Concurso Internacional em NYC. Também fui, oficialmente, consagrado o primeiro artista surdo a fazer exposição internacional e individual do país, no Castelo/Museu Peñafiel - Espanha.

Totó

Técnica: óleo sobre tela

Dimensão: 1,20 X 1,20m

Ano: 2023

Totó

Diário escrito pela mãe:

Data: 07/09/1978

Marcos ganhou um coelho, dei-lhe o nome de "Totó", o Marcos ficou apaixonado, pois ele, quando acorda, a primeira coisa diz é Totó. Quando chega da escola vai direto procurá-lo e ao me ver na porta da escola, vai logo me dizendo Totó! Fica com ele o dia todo no colo, lhe dá comida na boca. Vou ter que dá-lo para os outros, porque o coelho vai acabar morrendo. Outro dia, ele levou à escola o Totó, é incrível sua felicidade, quando viu que ele ia poder levá-lo para dentro da escola.

Jardim de Infância

Técnica: óleo sobre tela

Dimensão: 1,20 X 1,20m

Ano: 2023

Jardim da Infância_edited.jpg

Minha mãe sempre falava que os meus melhores professores, foram meus coleguinhas da escola.  Eles contribuíram muito para o desenvolvimento da minha fala, as crianças não sabiam diferenciar entre o surdo e ouvinte, dessa forma, sempre fui muito empenhado na comunicação. Nesta pintura, retrato a minha colega e amiga de infância, Lorena Torres Santiago (carinhosamente chamada de Lena), que estudou comigo por 13 anos (do maternal até 8ª série). Sempre estivemos próximos de um ao outro, fazíamos, também, aula de natação juntos. Deus sempre coloca anjos ao nosso redor, para nos cuidar e  nos lembrar o quanto somos amados por Ele.

Traços Infantis

Técnica: óleo sobre tela

Dimensão: 1,40 x 1,0m

Ano: 2023

Traços Infantis

Essa obra foi inspirada no meu desenho infantil há mais de 40 anos. A pedido da professora apresentei minha família: meus pais e eu. Mamãe sempre foi a minha musa inspiradora. Uma mulher forte, muito bonita e vaidosa. Aqui a retratei com um chapéu "alegórico"; que representa a grandiosidade e beleza dela! Papai sempre foi um homem muito apaixonado pela minha mãe, ele sempre demonstrou isso. Eles eram, sem dúvida alguma, o casal mais feliz que eu conhecia!  Eu sempre os amei e os amarei por isso, por me transmitir essa tão rica herança de amor.

O Pequeno Príncipe

Técnica: óleo sobre tela

Dimensão: 1,20 X 1,20m

Ano: 2023

O Pequeno Príncipe_edited.jpg

O Pequeno Príncipe 

                                                                             Míriam Guzzo

 

Mais uma vez, você passou em minha vida,

Sorriso doce, elegância no olhar,

Embora, eu quisesse na avenida,

Cantar, cantar, cantar... 

Eu tive, oh meu Marcos,

Os olhos cintilantes só de lágrimas,

Sorrindo, a lhe mirar.

 

Pequeno e loiro príncipe,

No seu porte,

Altivo, inteligente, sem igual,

Eu via bem presente,

A presença de Deus,

Do amor,

Da simpatia,

Só brilho no seu olhar.

 

E de repente, tudo para,

Nada importa

Importante se torna tão somente,

Seu olhar de carinho,

Inteligente

Que amo, muito, muito! 

Picasso Brasileiro

Técnica: óleo sobre tela

Dimensão: 1,20 x 1,10m

Ano: 2023

Picasso Brasileiro

Esta obra é uma releitura de Pablo Picasso, a qual foi o maior artista consagrado mundialmente do século XX. Em minhas exposições internacionais, fui considerado pelos americanos e europeus, como novo Picasso Brasileiro. "Com essa junção da arte de dois pintores Picasso e Anthony, que são do estilo expressionista, cubista e arte contemporânea, nasceu a nova arte de Marcos Anthony, como "O Novo Picasso Brasileiro".  

Amor Sublime

Técnica: óleo sobre tela

Dimensão: 1,20 x 1,10m

Ano: 2023

Amor Sulime

Minha mãe foi a maior incentivadora do meu trabalho! Ela nao só me deu asas sempre ser independente, como me ensinou a acreditar na força que poderia vir da minha limitação. Confiando nela,  eu fui capaz de materializar todos os meus sonhos! As asas que estão em minhas orelhas, simbolizadas nas obras, são as asas que recebi da minha mãe, muito antes mesmo de eu nascer. Quando ela virou um anjo, nossas asas se tornaram uma só.  Por isso, eu sinto sua presença amorosa em minha vida!

O Desbravar do Silêncio

Técnica: óleo sobre tela

Dimensão: 1,40 x 1,0m

Ano: 2023

Desbravar do Silêncio

A obra retrata que todos nós, surdos, podemos alcançar os nossos sonhos. Que podemos voar para o mundo e, que apesar das nossas limitações, somos capazes de superar qualquer barreira. Por ter sido nomeado como o novo "Picasso Brasileiro", desenhei à esquerda, meu Touro, que pintei na minha obra Guernica em 2017; à direita, eu reproduzi o Touro do Pablo Picasso, artista espanhol, que foi pintada na obra original mais famosa: Guernica.

Os galhos simbolizam a união de dois Picasso's: o brasileiro e o espanhol.

O Voo do Silêncio

Técnica: óleo sobre tela

Dimensão: 1,40 x 1,0m

Ano: 2023

O Voo do Silêncio

A obra fala de liberdade, de desejo de realizar, de disciplina e persistência. As barreiras não têm um fim em si mesmas. Devemos aprender com elas, as estratégias de sobrevivência. Esta obra retrata bem isso, que todos nós, surdos, podemos alcançar os nossos voos, grandes ou pequenos. As Araras-azuis simbolizam a minha liberdade em voar: levar a arte para o mundo, trazendo-a de volta para o meu coração, nesta eterna dialética de ser, de existir!

Todo Sonho é possível

Técnica: óleo sobre tela

Dimensão: 1,20 X 1,20m

Ano: 2023

Todo Sonho é Possível

Lembro-me como se fosse hoje... Meus pais tinham ido pescar no rio São Francisco, estava agoniado e louco de saudades deles, fui no ponto de ônibus, esperá-los, com o vovô Pedro. Quando papai desceu as escadas do veículo, eu o vi segurando uma gaiola e para a minha surpresa, tinha um tucano dentro. Fiquei tão alucinado, parecia que eu estava sonhando! Era a ave mais linda e exótica, que eu tinha ganhado. Aquilo, sem dúvidas, foi uma forma de me dizer, que todo sonho é possível de ser realizado, basta acreditar! Nessa época, papai ainda não tinha o mesmo pensamento, que posteriormente o fez defender a liberdade dos pássaros. Ele queria me encantar, dizer o quanto me amava, me presenteando com tudo o que de mais belo encontrava pelo caminho!

Projeto Pintores 

Técnica: óleo sobre telas

Dimensão: 1,50 x 1,10m

Ano: 2023

Pintores

O Projeto Pintores Marcos Anthony surgiu em 2013, inicialmente na cidade de Timóteo–MG, minha terra natal, onde tive o primeiro encontro em uma escola local. O intuito, a precípuo, era para que as crianças pudessem interagir com a arte e com artista, já que em matéria de educação artística, estudavam biografia dos artistas já falecidos. O desígnio foi um triunfo! O projeto vai além da arte, une um propósito cultural e social muito especial. Desde muito cedo, minha arte e história fascina os pequenos. Neste projeto, as crianças e adolescentes têm oportunidades de saber mais sobre a minha trajetória. O enriquecimento cultural, pós-oficinas, é nítido. Isso trouxe um rebatimento muito positivo para as escolas, que através dos seus educadores, perceberam e valorizaram a efetividade do projeto na vida dos estudantes que participaram dele. A repercussão foi um sucesso estrondoso, que espalhou para as grandes capitais: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Vitória e cidades conceituadas: Cotia–SP, Timóteo–MG, Ipatinga–MG, Coronel Fabriciano–MG, Contagem–MG, Nova Lima–MG, Governador Valadares–MG, etc. O Projeto só tende a crescer!

"Era uma vez..."

Técnica: óleo sobre tela

Dimensão: 1,20 X 1,20m

Ano: 2023

O retrato do meu primeiro capítulo, conta a história de amor entre Tadeu e Conceição, meus amados pais. Nasci 6 (seis) meses após o enlace matrimonial, o que foi um espanto para aquela época!  Mamãe sempre desejou ter um filho, na verdade, ela queria eternizar o seu amado Tadeu!   Ela desejava que eu fosse uma cópia fidedigna de meu pai, eu quase fui, com exceção dos seus belos olhos azuis. Ceição, como era, carinhosamente, chamada pelo meu pai. Casou-se, segurando uma rosa-vermelha e, no Dia dos Namorados e aniversário de casamento, papai a presenteava com um lindo buquê de rosas-vermelhas. Portanto, as rosas-vermelhas que contornam as laterais da obra, são o símbolo de amor dos meus pais. Amor genuíno, eterno, plantado no meu coração. Este amor me moldou, tirou todas as vendas dos meus olhos, me fez sentir pequeno de mim, mas cheio da presença amorosa de Deus.

Aquarismo 

Técnica: óleo sobre tela 

Dimensão: 1,20 X 1,20m

Ano: 2023

Aquarismo_edited.jpg

Aquarismo fez parte de toda a minha infância. Todas às vezes, que íamos para São Paulo, fazer tratamento com a fonoaudióloga, papai comprava peixinhos, que eram transportados, até Timóteo, em sacolinhas plásticas. Essa era a forma que ele usava para me estimular a falar. Lembro-me da minha ansiedade para chegar em casa e colocar os peixinhos no aquário. Passava horas observando-os. Enquanto eu os admirava em seus movimentos coloridos de ir e vir, tão calmamente, eu aproveitava para criar histórias.  A cena era tão linda, que eu queria de alguma forma retratá-las, para que elas nunca se perdessem de mim.

Minha Amada Mãe

Técnica: óleo sobre tela

Dimensão: 1,20 X 1,20m

Ano: 2024

Minha Amada Mãe

Essa obra foi reproduzida através de uma foto minha com a minha amada mãe. É uma das fotos que eu mais gosto e emociona. Porque nela, através dos nossos olhares, demonstra o imenso amor e carinho que eu e minha mãe tínhamos um pelo outro. É o amor, além da vida! Eu tive o privilégio de ter uma mãe amorosa, que cuidou muito bem de mim. Quando ela partiu, eu pensei que não suportaria o silêncio da sua ausência. À medida que o tempo passava, eu percebi que ela havia plantado muito amor no meu coração. Este amor foi crescendo, me deixando seguro e com a certeza de que ela continua em mim. Estamos em "planos" diferentes, mas nunca tivemos tão juntos. Existe muito de mamãe em mim, a força, o desejo de servir, a alegria de viver!

Robin

Técnica: óleo sobre tela

Dimensão: 1,20 X 1,10m

Ano: 2023

Robin_edited_edited.jpg

Este é o Robin, meu cachorro da raça Beagle, alegre, brincalhão e cheio de energia!   Robin, marcou muito a minha infância/adolescência. Era muito levado, roía tudo que via pela frente, principalmente as coisas que não nos pertencia: dos visitantes. Eu usava aparelhos auditivos, daqueles que ficam atrás das orelhas. Meu irmão mais novo, que também nasceu surdo, precisava de um dos aparelhos, bem mais do que eu, papai me pediu que o emprestasse. Um dia, meu irmão, foi jogar bola no quintal com os amigos de escola, como ele transpirou muito e colocou o aparelho auditivo no chão, Robin pegou e roeu. Fiquei muito preocupado e o escondi, para que os meus pais não ficassem sabendo, para que não corresse risco de ser doado.

O Recôndito do Silêncio

Técnica: óleo sobre tela

Dimensão: 1,40 x 1,0m

Ano: 2023

Recôndito do Silêncio

No recôndito do silêncio, existem inúmeras possibilidades: se por um lado, existe o desejo de me fechar, esconder, desistir; por outro lado, uma força motriz que me faz vencer minhas lutas cotidianas e continuar alçando voos cada vez mais longínquos! Essa força, indubitavelmente, vem dos meus pais, do amor deles por mim. Ela é alicerçada na persistência, na esperança, na crença e na fé. 

"As asas" simbolizam o constante movimento do universo; já   os beija-flores simbolizam a persistência, características marcantes em mim. Um dos principais alimentos dos beija-flores é o néctar das flores, eles estão sempre em busca do lado doce da vida. Eles persistem em sua procura, mesmo em meio às dificuldades. Vejo isto como inspiração para as nossas vidas, pois muitas vezes, desistimos de encontrarmos aquilo que desejamos."

O Silêncio Brasileiro

Técnica: óleo sobre tela

Dimensão: 1,20 X 1,10m

Ano: 2023

Silêncio Brasileiro_edited_edited.jpg

Tanto as cores e a espécie dos papagaios amarelos simbolizam as cores da bandeira do Brasil. Pintei as asas nas orelhas para caracterizarem a minha surdez congênita. Acredito que a limitação possa ser vista como combustível que nos impulsiona e nos leva a esperançar novos destinos!  Apesar da surdez, podemos alçar voos inimagináveis e traçar os novos destinos! Se Deus nos permite sonhar, eles nos permite realizar! É o inimaginável de Deus que eu busco!

Minha Girafa

Técnica: óleo sobre tela

Dimensão: 1,40 x 1,0m

Ano: 2023

Minha Girafa

"O Pai vai comprar uma girafa para você!"

Uma das primeiras palavras que aprendi a falar, foi girafa. Sempre fui apaixonado por esse animal "exótico". Inclusive já tive uma girafa de brinquedo. Certo dia, eu e o meu pai estávamos conversando sobre girafas. Papai ao saber da minha admiração por girafas, prometeu-me, com o melhor sorriso e carinho nas expressões faciais, que ia comprar uma girafa para mim. Nessa noite, mal conseguia dormir, de tamanha felicidade! Minhas imaginações voaram longe! Fiquei imaginando como a girafa ia chegar no quintal lá de casa, se ela pousaria de helicóptero, porque pela porta, que dava a passagem para os fundos do quintal, não caberia! Papai tinha um viveiro de canários-chapinha, pensei em desocupá-lo e cortar a tela do teto para acomodar o pescoço da girafa. Que eu a veria e alimentaria pela janela do meu quarto que ficava no segundo pavimento, virado para o quintal. Mil imaginações e sonhos vieram em minha mente, depois de muito imaginar e sonhar, adormeci muitíssimo feliz, acreditando que realmente ganharia uma bela girafa. E ganhei mesmo! No mundo das ideias, onde ela ainda alegra os meus sonhos!

marcos anthony slide.png
bottom of page