top of page
"Todo sonho é possível."
Marcos Anthony |
Artista e Arquiteto
Biografia
Marcos Anthony nasceu em Timóteo, capital do Inox, Minas Gerais - Brasil. Filho de Dr. Tadeu Damásio dos Reis, médico e da Maria da Conceição Dutra Reis, vereadora. É considerada, uma das famílias mais queridas da cidade. Possivelmente, foi o primeiro arquiteto surdo de Minas Gerais e um dos primeiros do Brasil. Foi, também, o primeiro pintor surdo do brasileiro a fazer exposição individual e internacional.
Participando em outubro de 2013 de um Concurso Internacional de Artes Visuais em New York City - Art From the Heart - Interdisciplinary Profit Sharng da The Vanderbilt Republic - Criative Agency x Artiste Corporativ. Foi o único artista brasileiro a se consagrar nessa ocasião, classificando-se em segundo lugar, após ter concorrido artistas de todo mundo. Marcos Participou também em uma única exposição no Castillo Museo Provincial Del Vino – Valladolid - Peñafiel, onde a rainha Juana da Espanha residiu.
Estudou em escola regular, desenvolvendo rapidamente a oralização. Viveu até os dezoito anos em Timóteo, mudando-se, sozinho, para Belo Horizonte. Na capital mineira, bacharelou-se pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG). No ambiente acadêmico, sentiu-se definitivamente liberto do quadro de exclusão social, aprendendo e ensinando com cada obstáculo que a vida lhe apresentava...
O fato de nascer e crescer no mais recôndito “silêncio”, poderia ter feito de Marcos uma pessoa triste e limitada, mas, ao contrário, serviu para aprimorar o seu imenso talento artístico.
Nunca se sentiu “diferente” ou menos capaz por sua limitação auditiva. Seguiu com determinação e alegria de viver rumo às suas metas, seus objetivos. Era a luz do artista brilhando em sua alma!
O que para a maioria é “silêncio”, para Marcos é o “som da arte”. Som que o faz entregar-se ao encanto das cores, formas e sonhos. Desde os sete anos de idade, se arriscava nas pinceladas de óleo sobre tela, encantando a todos.
Com o passar do tempo, surge, para o deleite dos apreciadores da arte, aquele que, com o entusiasmo de criança e mãos firmes de adulto, nos brindaria com o melhor de si: sua força poética e artística!
O Brasil ganhava um artista de expressão reconhecido tanto em nosso país como no exterior, junção perfeita do arquiteto com o artista plástico. São frutos de um só dom recebido do Criador, e Marcos Anthony desempenha as duas funções com a desenvoltura e genialidade que sempre lhe foram peculiares.
A arte é a expressão maior do seu imenso amor pela vida. Ela não se prende a um mesmo tema ou estilo; é um estilo somatório de ecletismo, diversidade étnica, expressão da “multiface”, versatilidade da História da Arte da humanidade.
Um mundo de sonhos e cores em tons que brilham - cores intensas, que dão vida ao cenário e aos personagens, que povoam a sua obra. No estilo criado pelo próprio artista, há uma mistura de fauvismo, cubismo, expressionismo e arte contemporânea, mas o seu desejo é de viver a liberdade de criar sempre algo inovador e impactante - é um artista de um estilo totalmente pessoal e único.
A cada dia, sua visão de beleza e harmonia das formas dilata-se! Sua generosidade de artista se expande! Seu apurado sentido de plasticidade tem sido notável.
Trata-se do despertar de uma arte eclética e versátil, que explora vários temas em um estilo próprio de uma alma que permanece em festa, celebrando a vida e o dom recebido. “Deus quer, o homem faz, a obra acontece.” E assim se fez! O artista captura os fatos não da forma racional, mas transcende a realidade, desvelando a essência do fenômeno, algo que só ocorre devido à sensibilidade e beleza da sua luz interior.
O “silêncio” não foi motivo para frear os sonhos e a sua capacidade teleológica. Ultrapassou com seus pincéis cores e talento, o que para muitos poderia ser um obstáculo intransponível. Por acreditar em si mesmo, Marcos Anthony superou a barreira do som para se tornar, mais do que um grande artista, um grande homem!
bottom of page